A Due Diligence Ambiental é um procedimento técnico-jurídico que visa identificar e avaliar os riscos legais antes de se concluir uma negociação. Em termos empresariais é um check-up preventivo antes de uma negociação, pois é capaz de prever e revelar problemas ambientais que normalmente passariam despercebidos aos olhos dos negociadores.
Portanto, o processo de due diligence ambiental é um diagnóstico detalhado de informações sobre ativos e passivos ambientais que possa se encontrar em uma determinada empresa ou propriedade. Este processo é conduzido por profissionais especializados de equipe multidisciplinar composta por biólogos, químicos, agrônomos, geólogos, engenheiros ambientais e outros profissionais que contribuam para identificar problemas que geram passivos ambientais.
Esse procedimento torna-se imprescindível para que sejam identificados por olhos “especializados” e valorados segundo as penalidades impostas pela lei e os custos de reparação necessários, ou mesmo não poder utilizar o imóvel ou empreendimento da forma imaginada por restrições ambientais.
Em suma, a Due Diligence ambiental é um procedimento atual, como componente crítico de qualquer transação imobiliária ou empreendimento e também essencial nas Fusões e Aquisições de empresas, objetivando minimizar os riscos e se proteger de responsabilidades legais.